Debates na Pós-Graduação: Educação, Práticas e Movimentos em Diálogo

Uniesmero




ISBN: 978-65-5492-150-3

DOI: 10.5281/zenodo.17940039

Descrição: Nas últimas décadas, a educação brasileira tem sido atravessada por intensos processos de reformulação e disputa entre projetos de sociedade: um voltado à reprodução do capitalismo e outro direcionado à transformação social e democrática.
A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a criação da Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio, mais recentemente, em 2017, evidenciam o quanto o campo educacional tem se tornado palco de tensões entre perspectivas formativas divergentes. De um lado, a defesa de uma educação pública, democrática e emancipadora; de outro, o avanço de políticas neoliberais que reduzem o conhecimento a instrumento de produtividade e de controle, passível de medição em avaliações de larga escala. 
É nesse cenário que esta coletânea se insere, buscando oferecer uma leitura crítica e plural sobre os desafios e possibilidades da educação brasileira contemporânea. A obra “Debates na pós-graduação: educação, práticas e movimentos em diálogo” reúne textos de pesquisadoras e pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN), comprometidos com a análise das múltiplas dimensões que compõem o fazer educativo.
O artigo que abre o volume, Educação Brasileira: um espaço em disputa, de Lucas da Silva Cunha, Sirneto Vicente da Silva e Carlos Rochester Ferreira Lima, propõe compreender a educação como campo de embates ideológicos, em que se confrontam diferentes projetos de sociedade e de formação humana.
Em seguida, no artigo O conhecimento utilitário para crianças em processo de alfabetização: uma reflexão à luz da teoria histórico-cultural, Gerlaine Cristina Cavalcante Santiago, Maria da Conceição Pinheiro Gadelha Coelho e Sirneto Vicente da Silva discorrem sobre as políticas educacionais que enfatizam as avaliações padronizadas e um ensino voltado para competências e habilidades dos conhecimentos utilitários e pragmáticos. De tal modo, os autores analisaram o contexto teórico-pedagógico em que ocorre a aprendizagem dos conceitos científicos pelas crianças do ciclo de alfabetização, problematizando o controle permanente das avaliações padronizadas no cotidiano escolar.
O diálogo com a infância continua no texto de Jandira Augusta Guimarães, Joana Andréia da Silva e Sirneto Vicente da Silva, intitulado O desenho e a brincadeira: elementos contributivos para o desenvolvimento da escrita simbólica na criança, o qual explora o potencial do desenho e da brincadeira como linguagens simbólicas fundamentais ao desenvolvimento da escrita, da imaginação e da expressão artística.
Por sua vez, no artigo Os impactos na prática docente do professor de história frente a avaliação externa do SPAECE, Maria José Nunes Nepomuceno, Edí Carlos Rebouças de Oliveira e Francisco Wagner Soares Oliveira analisam as implicações das avaliações externas em larga escala – especialmente o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) –, no que tange à autonomia docente e à prática pedagógica no ensino de História. Um debate deveras necessário, considerando a padronização curricular, a pedagogia do controle, a precarização do trabalho docente e a tecnocracia na educação, consequências desse fenômeno que tem invadido a escola pública nas últimas décadas. 
De modo complementar, podemos afirmar que os autores Mara Dalila Maia Silva, Larissa Maia Silva e Carlos Rochester Ferreira de Lima, no artigo Reforma do Ensino Médio no Brasil: entre a flexibilização curricular e o projeto neoliberal de formação, problematizam e evidenciam a vinculação dessa etapa da Educação Básica ao projeto neoliberal de flexibilização curricular e à lógica da empregabilidade.
Ainda tomando como norte o Ensino Médio, o diálogo entre educação e sociedade é retomado no artigo de Carla Gardênia da Silva Melo e João Paulo Guerreiro de Almeida, intitulado O processo de trabalho e a desnaturalização das dinâmicas sociais: uma proposta de sequência didática no ensino de Sociologia. A partir da pedagogia histórico-crítica, de Dermeval Saviani, os autores propõem práticas pedagógicas capazes de promover a consciência histórica e social dos estudantes no ensino médio, estimulando a reflexão sobre as relações de trabalho e as estruturas de desigualdade que moldam o cotidiano brasileiro.
A coletânea também amplia o debate ao incluir dimensões sociais e culturais da formação humana. No artigo Educação e questões de gênero na atualidade: reflexões sobre o Movimento Red Pill e suas influências, Vanessa Brito Bessa e Diana Nara da Silva Oliveira tratam do impacto do Movimento Red Pill no imaginário contemporâneo por meio das redes sociais e dos discursos de ódio, ressaltando o papel da educação na construção de uma cultura de respeito, equidade e combate às opressões de gênero. 
No artigo Formação leitora e juventudes: caminhos e desafios didático-metodológicos na perspectiva de uma Educação Libertadora no Ensino Médio, as autoras Ana Kílvia Silva e Sandra Maria Gadelha de Carvalho reafirmam o legado freireano de uma educação crítica e libertadora, mediante a leitura do mundo (e de suas contradições) e da palavra. 
Por fim, no texto Juventude, trabalho e educação: a EJA como espaço de transformação social no Vale do Jaguaribe, os autores Joel Ivo de Sousa Araújo e Diana Nara da Silva Oliveira argumentam que a EJA, ao respeitar as singularidades de seus educandos, torna-se um espaço de emancipação e cidadania, contribuindo para democratizar o acesso ao conhecimento e à vida social.
Reunindo diferentes olhares, metodologias e contextos, esta obra reafirma a centralidade da educação como prática social e política. Como bem nos alertou Karl Marx: “Se a aparência e a essência coincidissem, a ciência seria desnecessária”. Nesse sentido, calcado no materialismo histórico-dialético, mais do que um conjunto de textos fragmentados, o livro em tela constitui um mosaico de experiências e reflexões críticas que convidam à esperança, à ação e à produção científica engajada no interior do Ceará. 
- Prof. Dr. João Paulo Guerreiro de Almeida
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Limoeiro do Norte


Organizadores: Sirneto Vicente da Silva e Diana Nara da Silva Oliveira

Autore: Ana Kílvia Silva; Carla Gardênia da Silva Melo; Carlos Rochester Ferreira de Lima; Diana Nara da Silva Oliveira; Edí Carlos Rebouças de Oliveira; Francisco Wagner Soares Oliveira; Gerlaine Cristina Cavalcante Santiago; Jandira Augusta Guimarães; Joana Andréia da Silva; João Paulo Guerreiro de Almeida; Joel Ivo de Sousa Araújo; Lucas da Silva Cunha; Mara Dalila Maia Silva; Maria da Conceição Pinheiro Gadelha Coelho; Maria José Nunes Nepomuceno; Sandra Maria Gadelha de Carvalho; Sirneto Vicente da Silva; Vanessa Brito Bessa

Capítulos
Capítulo 1
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM ESPAÇO EM DISPUTA
Lucas da Silva Cunha; Sirneto Vicente da Silva; Carlos Rochester Ferreira Lima

Capítulo 2
O CONHECIMENTO UTILITÁRIO PARA CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 
Gerlaine Cristina Cavalcante Santiago; Maria da Conceição Pinheiro Gadelha Coelho; Sirneto Vicente da Silva

Capítulo 3
O DESENHO E A BRINCADEIRA: ELEMENTOS CONTRIBUTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA SIMBÓLICA NA CRIANÇA
Jandira Augusta Guimarães; Joana Andréia da Silva; Sirneto Vicente da Silva

Capítulo 4
OS IMPACTOS NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE HISTÓRIA FRENTE A AVALIAÇÃO EXTERNA DO SPAECE
Maria José Nunes Nepomuceno; Edí Carlos Rebouças de Oliveira; Francisco Wagner Soares Oliveira

Capítulo 5
REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: ENTRE A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E O PROJETO NEOLIBERAL DE FORMAÇÃO
Mara Dalila Maia Silva; Carlos Rochester Ferreira de Lima

Capítulo 6
O PROCESSO DE TRABALHO E A DESNATURALIZAÇÃO DAS DINÂMICAS SOCIAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Carla Gardênia da Silva Melo; João Paulo Guerreiro de Almeida

Capítulo 7
EDUCAÇÃO E QUESTÕES DE GÊNERO NA ATUALIDADE: REFLEXÕES SOBRE O MOVIMENTO RED PILL E SUAS INFLUÊNCIAS
Vanessa Brito Bessa; Diana Nara da Silva Oliveira

Capítulo 8
FORMAÇÃO LEITORA E JUVENTUDES: CAMINHOS E DESAFIOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA NO ENSINO MÉDIO
Ana Kílvia Silva; Sandra Maria Gadelha de Carvalho

Capítulo 9
JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: A EJA COM ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO VALE DO JAGUARIBE
Joel Ivo de Sousa Araújo; Diana Nara da Silva Oliveira



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