1. Se eu publicar o mesmo artigo que apresentei no Congresso no e-book da Editora Uniesmero, configura “autoplágio”?

Não há uma regra universal, nem uma legislação específica sobre publicações dobradas. Fato é que alguns periódicos com alto FI só aceitam textos inéditos, enquanto a maior parte de livros e eventos aceitam.

No próprio site da Scielo, encontramos que:

“[…] O percurso natural de um texto científico de boa qualidade é ser publicado em anais de encontro (s) e, na sequência, em um periódico, e ainda transformar-se em capítulo de livro. Esse percurso não implica em conduta ética inadequada do autor, desde que respeitadas as regras do periódico e da Editora do livro, relacionadas com direitos autorais”.


Desta forma e desde que atendendo as nossas normativas editorias, não há qualquer problema na publicação do seu trabalho em nossos livros.


2. Será emitida nota fiscal eletrônica para o serviço prestado?
Sim. Os autores devem decidir qual deles será o responsável para receber a NF-e.

3. Posso remover autores em um conteúdo que já publiquei como artigo de congresso/simpósio?
Não. Os autores originais detêm os direitos autorais sobre o artigo e devem ser mantidos.

4. Posso adicionar autores em um conteúdo que já publiquei como artigo de congresso/simpósio?
Não. Não é possível adicionar novos autores ao conteúdo original. A única ressalva é caso o conteúdo tenha sido atualizado e um novo autor forneceu novas contribuições na pesquisa. Um documento adicional deve ser assinado por todos os autores originais afirmando a necessidade de adição de novo autor justificado por novas contribuições na pesquisa.

5. Sou professor e irei utilizar verba de projeto para o pagamento da editoração/publicação. Preciso que seja inserido na Nota Fiscal o número do projeto, é possível?
Sim. Basta informar por email esta necessidade e informar como o dado do projeto deve ser informado na NF-e.

6. Desenvolvi o artigo em parceria com a empresa que trabalho. É possível emitir a Nota Fiscal em nome desta empresa?
Sim. É necessário informar no email quem será o responsável pelo pagamento e pelo recebimento da Nota Fiscal Eletrônica.

7. Qual a forma de pagamento disponível?
Atualmente as formas de pagamento disponíveis são:
  • Pagamento via PagSeguro - Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Boleto, Depósito Online.

8. Posso publicar um conteúdo de minha autoria que já foi publicado em outro local?
É necessário verificar o termo de cessão de direitos autorais das publicações em outros locais. Caso os autores tenham cedido de forma integral os direitos autorais para outra editora, revista ou terceiros, não há possibilidade.

9. Quanto vale um capítulo de livro para o seu currículo?
Na vida acadêmica utilizamos o currículo Lattes como balizador para aprovações em pós graduação, concursos e aprovações de projetos de pesquisa em fundações de fomento. A cada dia que passa fica cada vez mais difícil publicar em periódicos, seja pelo tempo de tramitação, sejam pelos valores cobrados.
Um capítulo de livro pode ser muito útil a você nesses momentos de seleção. Geralmente, um capítulo de livro com ISBN em editora nacional possui, em média, o mesmo peso de um artigo publicado em periódico Qualis B2/B3. Caso você seja o autor/organizador do livro, pontuação igual a um periódico Qualis A2/B1
Na Editora Uniesmero você pode melhorar seu currículo e somar bons pontos para concorrer em editais decisivos na vida acadêmica.

10. Qual o Qualis Livro dos e-books da Editora Uniesmero?
A Editora Uniesmero foi fundada em 09 de novembro de 2020 e a avaliação quadrienal CAPES/2017 avaliou os livros postados na Plataforma Sucupira nos anos 2013/2014/2015 e 2016, logo, nossos livros terão sua avaliação publicada somente na próxima avaliação quadrienal, que será divulgada em 2021.
Conforme o site da Capes, a instituição “não possui cadastro de editoras nem faz avaliação sobre sua qualidade”. A qualificação Qualis para livro é diferente de periódicos. No periódico a qualificação é para o veículo, independente de sua edição.
Nos livros a qualificação é para uma obra específica, assim sendo, uma editora pode ter vários livros, mas nem todos, necessariamente, terão a mesma classificação Qualis.

11. Como é o formato de publicação em e-book? Como funciona o sistema de publicação?
O e-book é um livro que pode ser lido com o apoio de um suporte tecnológico. Isso significa que podemos ler o livro num computador, tablet ou smartphone. O sistema adotado pela editora é: Open Access, ou acesso livre é a disponibilização ampla e gratuita do artigo.