ISBN: 978-65-5492-143-5
DOI: 10.5281/zenodo.17497677
Descrição: Vivemos em uma era marcada por mudanças aceleradas e transformações profundas em todas as esferas da sociedade. A revolução digital, os avanços tecnológicos e a globalização remodelaram a maneira como nos relacionamos com o conhecimento, tornando a aprendizagem um processo dinâmico, contínuo e ilimitado. Diante desse cenário, a educação tradicional, rigidamente estruturada e vinculada a modelos fixos, encontra-se desafiada a se reinventar, incorporando novas abordagens que atendam às exigências de um mundo em constante evolução.
Foi com essa inquietação que nasceu Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem. Este livro propõe uma reflexão profunda sobre a necessidade de enxergarmos o ensino e a aprendizagem como processos que transcendem os limites institucionais e cronológicos impostos historicamente à educação formal. A ideia central que orienta esta obra é a de que aprender e ensinar são experiências contínuas, presentes em todas as etapas da vida, e que devem ser conduzidas com flexibilidade, criatividade e autonomia.
Ao longo destas páginas, o leitor encontrará uma análise criteriosa sobre o papel da educação no desenvolvimento individual e coletivo, além da exposição de métodos inovadores que podem transformar a experiência do aprendizado. Serão exploradas as potencialidades da tecnologia no ensino, as novas abordagens pedagógicas que incentivam o pensamento crítico e a importância de construir um sistema educacional que valorize a individualidade do aluno, estimulando-o a se tornar protagonista do próprio conhecimento.
A proposta desta obra não é apenas teórica, mas também prática. A intenção é fornecer ferramentas e estratégias para que educadores, estudantes e demais interessados possam aplicar, em diferentes contextos, conceitos que favoreçam uma educação mais aberta, colaborativa e significativa. A ideia de uma "educação infinita" nos convida a repensar o ensino como um processo dinâmico e adaptável, que não se restringe a uma fase específica da vida, mas que se estende ao longo de toda a existência.
Este livro é, portanto, um convite à reflexão e à ação. É um chamado para que nos tornemos aprendizes perpétuos, dispostos a questionar, descobrir e reinventar. Que esta leitura inspire educadores e aprendizes a enxergarem o conhecimento como um horizonte sem limites, onde cada descoberta leva a novas possibilidades e cada aprendizado impulsiona a evolução individual e coletiva.
Seja bem-vindo a essa jornada de descobertas. Que a educação infinita seja um princípio norteador em sua trajetória.
Boa leitura!
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Aládia Yzis Gonçalves dos Santos; Ana Paula de Lima; Ana Paula dos Santos Batista; Aretuza Burcci Conrado; Camila Albertin Maiolli; Edilainy Barboza Lopes Miguel; Emily Perroni de Oliveira; Fabiana Araujo Vanin Lopes; Frank Vitorino Romero; Jaqueline Almeida Silva; Jaqueline Sant’Anna de Faria Santo; Joyce Aparecida Faria; Leiliane Silveira; Lídia Nascimento Américo; Luciana da Silva Rodrigues Shon; Lucilene Oliveira Pereira Arias; Maria Elizabete Oliveira Neto; Maria Madalena Freitas Barbosa; Natália Oliveira dos Santos; Otávio Junior Laranjeira; Perla Alves; Rosimeire Silva de Paula; Suzana da Luz Veríssimo; Vanderléia Rodrigues de Souza; Vanesse Nunes de Oliveira; Vilmar Rodrigues dos Santos
Capítulos
Capítulo 1
A INFLUÊNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO APOIO ÀS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Vilmar Rodrigues dos Santos
Capítulo 2
O IMPACTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA PRÁTICA DOCENTE
Emily Perroni de Oliveira; Lídia Nascimento Américo; Suzana da Luz Veríssimo; Aládia Yzis Gonçalves dos Santos; Ana Paula de Lima; Maria Elizabete Oliveira Neto
Capítulo 3
O EDUCADOR DOS ANOS INICIAIS: LUDICIDADE E PEDAGOGIA CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Jaqueline Almeida Silva; Perla Alves; Camila Albertin Maiolli; Frank Vitorino Romero
Capítulo 4
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE
Frank Vitorino Romero; Camila Albertin Maiolli; Joyce Aparecida Faria; Aretuza Burcci Conrado
Capítulo 5
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO BRASILEIRO
Leiliane Silveira; Rosimeire Silva de Paula; Natália Oliveira dos Santos; Edilainy Barboza Lopes Miguel; Fabiana Araujo Vanin Lopes
Capítulo 6
EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Ana Paula dos Santos Batista; Jaqueline Sant’Anna de Faria Santo; Maria Madalena Freitas Barbosa; Lucilene Oliveira Pereira Arias; Otávio Junior Laranjeira
Capítulo 7
FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Vanesse Nunes de Oliveira; Aládia Yzis Gonçalves dos Santos; Luciana da Silva Rodrigues Shon; Lucilene Oliveira Pereira Arias; Edilainy Barboza Lopes Miguel
Capítulo 8
LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO
Rosimeire Silva de Paula; Leiliane Silveira; Lídia Nascimento Américo; Ana Paula dos Santos Batista; Vanderléia Rodrigues de Souza; Maria Elizabete Oliveira Neto
Capítulo 9
METODOLOGIAS ATIVAS E O PAPEL DO PROFESSOR MEDIADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Otávio Junior Laranjeira; Fabiana Araujo Vanin Lopes; Aládia Yzis Gonçalves dos Santos; Lídia Nascimento Américo; Jaqueline Sant’Anna de Faria Santo; Emily Perroni de Oliveira; Maria Elizabete Oliveira Neto
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK

