Investigações Filosóficas sobre Ética e Linguagem: numa sociedade em mudança

Uniesmero




ISBN: 978-65-5492-043-8

DOI: 10.5281/zenodo.10426420

Descrição: Esta obra é fruto de investigações filosóficas, profundamente inseridas em contextos bem humanos que, por sua vez, nos convida para um momento de estudo de suma relevância, por se tratar de discussões, reflexões, análises que giram em torno da Filosofia numa perspectiva que envolve a ética e a linguagem como propulsoras de mudança. 
Mas, é a partir da temática apresentada envolvendo ética e linguagem, num gesto de otimismo, que paira sobre a sociedade num processo que requer mudanças profundas, tanto na consciência quanto nos atos do cotidiano das ações dos cidadãos. Por isso, por si só, faz jus a todos os escritos que aqui se encontram pela interpelação, argumentação e questionamentos frutos de intensas pesquisas para o desenvolvimento de dissertações, que refletimos sobre a urgência de uma nova sociedade, transformada para se tornar mais ética, mais justa, mais digna de se viver.
Contudo, as temáticas dos capítulos são provocadoras para uma consciência sempre aberta ao diálogo construtivo e propositivo. Os desafios e dilemas éticos vividos nas sociedades contemporâneas deixam bem claro da necessidade de mais forças propulsoras, investimentos em educação de qualidade, em saúde etc., que fortaleçam a consciência crítica cidadã e desenvolva no indivíduo, uma consciência profundamente ética e moralmente fortalecida pelo desenvolvimento intelectual do ser humano para viver e transformar a sociedade. Pois, somente assim, é possível quebrar velhos paradigmas. Sendo, portanto, protagonistas das inovações que estão aí e que hão de vir. Com isso, não impede a nós mesmos, lutar por ações e valores morais coerentes, e por uma comunicação que transmita a verdade na dinâmica da vida social, cultural, política e econômica do cidadão.
Não obstante, é objetivo desta obra, ser motivadora de discussões éticas para uma práxis mais humana. Todas as reflexões e análises aqui postas para o leitor, consistem do esforço e dedicação intelectual para produzir dissertações, mas que o primor das pesquisas nos impressiona com seus resultados concisos e cientificamente bem fundamentados e embasados tanto pelos argumentos quanto pela consciência crítica em torno da sociedade e da realidade humana.
Sendo assim, está o convite para o leitor e a leitora, que possam desfrutar de reflexões filosóficas coerentes, bem otimistas e esperançosas. Esse é o nosso desafio: agir e se comunicar eticamente para realizações de mudanças na(s) sociedade(s) onde vivemos.

Organizadores: Ermano Rodrigues do Nascimento e Eleonoura Enoque da Silva

Autores: Alex Andrews Ferreira de Oliveira; Carlos José Lima de Medeiros; Cleonilson Oliveira Alves; Delmar Araujo Cardoso; Dimitri Zem; Eleonoura Enoque da Silva; Filipe Costa Fontes; Fernanda Gabriella de Lima Costa; Ivan Wilson Porto; Joaquim Rafael Lima do Couto Soares; José Roberto Pereira de Oliveira; José Tadeu Bartista de Souza; Karl Heinz Efken; Marcos Antonio de Arruda Moura; Marcos Roberto Nunes Costa; Nilo Ribeiro Junior; Wendell Gonzaga da Paixão.

Capítulos
Capítulo 1  
O ARGUMENTO DA LINGUAGEM PRIVADA NAS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS
Eleonoura Enoque da Silva; Cleonilson Oliveira Alves

Capítulo 2  
POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DA SOCIEDADE DO CANSAÇO NA PERSPECTIVA DE BYUNG-CHU HAN
Nilo Ribeiro Junior; Fernanda Gabriella de Lima Costa

Capítulo 3  
O LOCUS DO DEBATE ÉTICO CONTEMPORÂNEO
José Tadeu Batista de Souza; Ivan Wilson Porto

Capítulo 4  
UM OLHAR SOBRE O PENSIERO DEBOLE
José Tadeu Batista de Souza; José Roberto Pereira de Oliveira

Capítulo 5  
O EVENTO LINGUÍSTICO NA PRAGMÁTICA INTERCULTURAL
Dimitri Zen

Capítulo 6 
A APATIA SOCIAL E A MORTE DOS ARGUMENTOS LÓGICOS NA SOCIEDADE ATUAL INTERAGENTE: UM ESTUDO A PARTIR DA ÓTICA DE HANNAH ARENDT E DA BANALIDADE DO MAL
Karl Heinz Efken; Joaquim Rafael Lima do Couto Soares

Capítulo 7 
A DIGNIDADE HUMANA COMO CRITÉRIO DO SER PESSOA: DA VISÃO GREGA À SUA CONCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA
Delmar Araujo Cardoso; Marcos Antonio de Arruda Moura

Capítulo 8 
TRADIÇÃO CÉTICA DA ACADEMIA
Filipe Costa fontes; Wendell Gonzaga da Paixão

Capítulo 9 
A RELAÇÃO ENTRE ENSINO E CONHECIMENTO NO DE MAGISTRO DE TOMÁS DE AQUINO
Marcos Roberto Nunes Costa; Alex Andrews Ferreira de Oliveira

Capítulo 10 
A PERSPECTIVA DO NATURALISMO SEARLEANO NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA MENTE-CORPO
José Marcos Gomes de Luna; Carlos José Lima de Medeiros

OS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !