Educação Conectada: Tendências e Inovações - Volume 4

Uniesmero




ISBN: 978-65-5492-042-1

DOI: 10.5281/zenodo.10389358

Descrição: A obra "Educação Conectada: Tendências e Inovações" representa uma contribuição significativa para o campo da Educação e da pesquisa científica. Os autores buscam explorar os complexos e multifacetados desafios que permeiam a Educação, enquanto buscam incessantemente a melhoria do processo educacional.
A Educação é a chave para o desenvolvimento humano, o progresso da sociedade e a construção de um mundo mais inclusivo e igualitário. No entanto, compreender e aprimorar esse processo requer um esforço constante de pesquisa, análise crítica e inovação. Os estudos e investigações reunidos nestas páginas são o resultado de anos de dedicação à busca de respostas para algumas das perguntas mais prementes que envolvem a Educação em nossos tempos.
Os tópicos de estudos abrangem a eficácia de abordagens pedagógicas específicas, além das questões mais amplas relacionadas à equidade educacional, inclusão de grupos marginalizados e o papel da tecnologia na aprendizagem.
A era da informação trouxe consigo uma série de desafios e oportunidades que não podem ser ignorados. A Educação conectada reconhece a importância de preparar os alunos para um mundo em constante transformação, onde a habilidade de aprender a aprender se torna essencial. Ao abraçar as tecnologias digitais, a Educação conectada não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também promove a colaboração, a criatividade e a inovação.
A obra busca respostas e inspiração para enfrentar os desafios educacionais de hoje e moldar um amanhã mais promissor. Esperamos que cada capítulo seja uma fonte de conhecimento e motivação para todos aqueles comprometidos com a missão vital de proporcionar uma Educação de qualidade a todos os indivíduos, em todas as partes do mundo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Ademir Henrique Manfré; Alice Lemos Costa; Ana Flavia Zorzi; Ana Karyne Loureiro Furley; Ana Luiza Klotz-Neves; Anna Carolline Biill; Bruna Lucia Laindorf; Bruna Silva Souto; Cadidja Coutinho; Cassiane Furlan Lopes; Cristiane Batistioli Vendrame; Erica da Costa Barros; Fernando Augusto Bertazzo-Silva; Gabriel Silva Bispo; Gênesis Guimarães Soares; Geruza Soares de Souza Papa Rodrigues; Gessica Macêdo da Silva; Géssica Maria Amarante Conceição; Hiran Pinel; Isabela Santos da Silva Oliveira; Jaíne Lorivânia Neckel da Silva; Jair Putzke; Julianne Viana Ramos; Kamille Rodrigues Ferraz; Laís Nunes Ramos; Lina Fregonassi Ribeiro; Luanna Lua Sousa Felício; Lucian José de Souza Costa e Costa; Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais; Lyandra Campelo Araujo; Maiara Vieira da Silva; Marina de Souza Falcão; Marineiva Moro Campos de Oliveira; Martha Kaschny Borges; Matheus Navarro da Rocha; Ranilson Edilson da Silva; Raphael Weber Silva Rocha; Rosane Aparecida dos Santos Rocha; Sérgio Rodrigues de Souza; Vanielle Galiano Silveira.

Capítulos
Capítulo 1
O (DES)VELAR DO CORPO E DO SENTIDO DA VIDA: SER CRIANÇA COM CÂNCER NAS BRINQUEDOTECAS HOSPITALARES
Ana Karyne Loureiro Furley; Hiran Pinel

Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA E LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Laís Nunes Ramos; Lyandra Campelo Araujo; Lucian José de Souza Costa e Costa

Capítulo 3
BRINCADEIRA E LINGUAGEM ESCRITA: COMO SE ARTICULAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Jaíne Lorivânia Neckel da Silva; Maiara Vieira da Silva; Marineiva Moro Campos de Oliveira

Capítulo 4
A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Gessica Macêdo da Silva 
Géssica Maria Amarante Conceição

Capítulo 5
ALFABETIZAÇÃO, PANDEMIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Isabela Santos da Silva Oliveira; Martha Kaschny Borges

Capítulo 6
ANSIEDADE EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO SUDOESTE DA BAHIA
Bruna Silva Souto; Julianne Viana Ramos; Gabriel Silva Bispo; Raphael Weber Silva Rocha; Luanna Lua Sousa Felício; Gênesis Guimarães Soares

Capítulo 7
OFICINA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA PARA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS), UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marina de Souza Falcão; Fernando Augusto Bertazzo-Silva; Kamille Rodrigues Ferraz; Bruna Lucia Laindorf; Alice Lemos Costa; Cassiane Furlan Lopes; Ana Luiza Klotz-Neves; Ana Flavia Zorzi; Vanielle Galiano Silveira; Jair Putzke; Cadidja Coutinho

Capítulo 8
OS DESAFIOS DA INTERLOCUÇÃO FAMILIAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
Geruza Soares de Souza Papa Rodrigues

Capítulo 9
PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DA ESCRITA E REESCRITA DE TEXTO EM CONTEXTO DE PANDEMIA
Cristiane Batistioli Vendrame; Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais

Capítulo 10
DIFICULDADES E PERSPECTIVAS AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Anna Carolline Biill; Ademir Henrique Manfré

Capítulo 11
IMPACTOS DA INSERÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO
Matheus Navarro da Rocha

Capítulo 12
UMA APROXIMAÇÃO A UM ENTENDIMENTO PEDAGÓGICO SOBRE A RESISTÊNCIA DE ESTUDANTES À APRENDIZAGEM
Sérgio Rodrigues de Souza; Rosane Aparecida dos Santos Rocha; Ranilson Edilson da Silva; Erica da Costa Barros; Lina Fregonassi Ribeiro

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !