Ciência e Tecnologia: Temáticas e Fundamentos - Volume 2

Uniesmero




ISBN: 978-65-84599-51-2

DOI: 10.5281/zenodo.6625175

Descrição: Um dos principais motores do avanço da Ciência é a curiosidade humana, descompromissada de resultados concretos e livre de qualquer tipo de tutela ou orientação. A produção científica movida simplesmente por essa curiosidade tem sido capaz de abrir novas fronteiras do conhecimento, de nos tornar mais sábios e de, no longo prazo, gerar valor e mais qualidade de vida para o ser humano.
Com o conhecimento, o universo natural se expande e ganha novos contornos. É o que anima a complexidade da cultura, da política e das artes. Mais do que técnicas, instrumentos e equipamentos, trata-se da produção e compreensão ininterrupta da existência humana. Exatamente por isso, a ciência e a tecnologia estão entre as fundações de nossa civilização. Com toda sua diversidade, são alimentadas e alimentam, a um só tempo, trajetórias não lineares, tensas e contraditórias, que marcam o tecido das sociedades contemporâneas.
Ciência e Tecnologia compõem o DNA do modo de produção da vida material, dos mecanismos econômicos que apontam para a prosperidade. São emuladores do futuro e fonte de apreensão, já que nem todos os países conseguem acessá-las do mesmo modo e nem todas as pessoas são beneficiadas por seus resultados da mesma maneira.
Por conta dessa desigualdade, muitos pesquisadores apontam para a perda de dinamismo da Ciência Moderna e da Tecnologia que estariam drenando sua capacidade de atuar como motores da prosperidade. O ponto central é que o avanço das Ciências é muito dependente de instrumentos e da evolução de tecnologias. E essa evolução provoca impactos na própria atividade científica, como os caminhos abertos pelos meios digitais de hoje sugerem fortemente.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Alexandre Hüller; Alexandre Saggiorato; Aline Cristina Martins da Veiga; Álvaro Nery Ferri; Ana Carolina Razera; Caio Fraile Gonçalves; Gilmar Francisco Vione; Isabela Aquino de Oliveira; Jaime Martinez; Jaíne Cristiane Wentroba; Jean Lucas Poppe; Joney Cristian Braun; José Nilton de Melo; Joselaine Severo Carlotto; Letícia Augusto Oliveira da Silva; Luan Pereira Camargo; Luiz Henrique Dall’Antonia; Mayara da Silva Araujo; Roberta Antigo Medeiros; Roberto de Matos; Sannah Karla da Costa Santos; Tainá Santana dos Santos; Thaís Regina Hansen Báo; Thalyta Amália Feitosa Fernandes.

Capítulos
CAPÍTULO 1
ECONOMIA DO TURISMO: ASPECTOS TEÓRICOS E CONCEITUAIS
Tainá Santana dos Santos; Isabela Aquino de Oliveira; José Nilton de Melo

CAPÍTULO 2
PUBLICIDADE LOVE’S BABY SOFT: “PORQUE A INOCÊNCIA É MAIS SEXY DO QUE VOCÊ IMAGINA”
Aline Cristina Martins da Veiga

CAPÍTULO 3
ESTUDO FITOSSOCIOLÓGICO DE AMBIENTES FLORESTAIS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO/ RS NO MUNICÍPIO DE VANINI
Ana Carolina Razera; Jaime Martinez

CAPÍTULO 4
MUSICOTERAPIA E ENVELHECIMENTO HUMANO: BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA NA PROMOÇÃO DA AUTOESTIMA DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO
Álvaro Nery Ferri; Alexandre Saggiorato  

CAPÍTULO 5
O DESENVOLVIMENTO DE PERSONAS NO PROJETO DE MARCA DE UM LABORATÓRIO UNIVERSITÁRIO
Caio Fraile Gonçalves

CAPÍTULO 6
OS DESAFIOS PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Joselaine Severo Carlotto; Jaíne Cristiane Wentroba

CAPÍTULO 7
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ELETRODOS DE ZnO/rGO PARA DETECÇÃO NÃO ENZIMÁTICA E FOTOELETROQUÍMICA DE GLICOSE
Sannah Karla da Costa Santos; Luan Pereira Camargo; Luiz Henrique Dall’Antonia

CAPÍTULO 8
PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM PROPRIEDADES RURAIS FAMILIARES: IMPLICAÇÕES SOCIOCULTURAIS, AMBIENTAIS E DA PANDEMIA DE COVID-19
Jean Lucas Poppe; Gilmar Francisco Vione; Joney Cristian Braun; Alexandre Hüller

CAPÍTULO 9
DETERMINAÇÃO VOLTAMÉTRICA DE OXCARBAZEPINA UTILIZANDO UM ELETRODO DE DIAMANTE DOPADO COM BORO PRÉ-TRATADO CATÓDICAMENTE
Roberta Antigo Medeiros; Thaís Regina Hansen Báo; Roberto de Matos; Mayara da Silva Araujo

CAPÍTULO 10
VIVÊNCIA DE MONITORIA EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thalyta Amália Feitosa Fernandes; Letícia Augusto Oliveira da Silva

OS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !