Estudos em Educação: Inclusão, Docência e Tecnologias - Volume 8

Uniesmero




ISBN: 978-65-84599-36-9


Descrição: O título da obra “Estudos em Educação: Inclusão, Docência e Tecnologias - Volume 8” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo. 

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Adriana de Oliveira Chaves Palmieri; Alessandra Fonseca Farias; Aléxia Rino; Ana Paula; Almeida Ferreira; Andreza Gomes Lisbôa; Bruna Mayara Bonato; Bruno Henrique da Rocha Rodrigues; Claudia Bianchi Progetti; Claudinéia Maria Vischi Avanzini; Édis Mafra Lapolli; Eliane Terezinha Buwai Krupa; Estefani Baptistella; Flávio Urudão de Oliveira; Girlany Tavares Feitosa Pereira; Inara Antunes Vieira Willerding; Ivani Cristina Voos; Jackson Ronie Sá-Silva; Jarlisse Nina Beserra da Silva; Jordana Borchardt Blasi; Josefina Diosdada Barrera Kalhil; Katia Elisa Prus Pinho; Ketlin Elís Perske; Laurinaldo Félix Nascimento; Letícia Amaral Anselmo; Lilian Soares Alves Branco; Luana Priscila Wunsch; Luís Fernando Ferreira de Araújo; Luisa dos Santos Gomes; Luiz Antonio Lourencetti; Maria Carolina da Silva Caldeira; Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti; Maritania dos Santos Padilha; Mayane Djanira dos Santos; Micaelly Feitosa Pereira; Patrícia Barros Soares Batista; Patricia Maneschy Duarte; Rayane Teles Alves; Robson Alves dos Santos; Ruana Priscila da Silva Brito; Rute Israeli Rocha Pereira; Tauana Cristina Santana; William Roslindo Paranhos; Wilton José Leal da Costa.

Capítulos
Capítulo 1
A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADOR NO TRABALHO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Alessandra Fonseca Farias; Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti

Capítulo 2
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA DOCÊNCIA SUPERIOR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA
Flávio Urudão de Oliveira; Tauana Cristina Santana

Capítulo 3
A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: MISSÃO, VISÃO E VALORES E SUA FLEXIBILIDADE NA PRÁTICA PROFISSIONAL
Mayane Djanira dos Santos; Rute Israeli Rocha Pereira; Wilton José Leal da Costa

Capítulo 4
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E AS NOVAS COMPETÊNCIAS DO SÉCULO 21: DESAFIOS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Laurinaldo Félix Nascimento; Luana Priscila Wunsch

Capítulo 5
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: IMPLICAÇÕES DO NÃO USO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL
Patricia Maneschy Duarte; Rayane Teles Alves; Bruno Henrique da Rocha Rodrigues

Capítulo 6
ETAPAS DE ENSINO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A EDUCAÇÃO STEAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Girlany Tavares Feitosa Pereira; Josefina Diosdada Barrera Kalhil; Micaelly Feitosa Pereira

Capítulo 7
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: DESAFIOS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Luís Fernando Ferreira de Araújo; Claudia Bianchi Progetti; Robson Alves dos Santos

Capítulo 8
ARTICULAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A GESTÃO ESCOLAR: EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL
Estefani Baptistella; Lilian Soares Alves Branco; Ketlin Elís Perske; Jordana Borchardt Blasi

Capítulo 9
INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO NA TECNOLOGIA ASSISTIVA
Ivani Cristina Voos; Letícia Amaral Anselmo; Luisa dos Santos Gomes; Andreza Gomes Lisbôa

Capítulo 10
A (RE)ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO REFERENCIAL DE ARAUCÁRIA: A IMPORTÂNCIA DO FOCO NA INTEGRAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES
Claudinéia Maria Vischi Avanzini; Adriana de Oliveira Chaves Palmieri; Eliane Terezinha Buwai Krupa

Capítulo 11
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Jackson Ronie Sá-Silva; Ana Paula Almeida Ferreira; Jarlisse Nina Beserra da Silva; Maritania dos Santos Padilha

Capítulo 12
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E GÊNERO: O QUE REVELAM AS PESQUISAS BRASILEIRAS – 2014-2019
Bruna Mayara Bonato; Katia Elisa Prus Pinho

Capítulo 13
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PROJETO DE ENSINO “ÁFRICAS E EU”
Maria Carolina da Silva Caldeira; Patrícia Barros Soares Batista; Ruana Priscila da Silva Brito

Capítulo 14
DESCONSTRUÇÃO: O PRINCÍPIO PARA UMA EDUCAÇÃO PELA INTEGRALIDADE HUMANA
Inara Antunes Vieira Willerding; William Roslindo Paranhos; Édis Mafra Lapolli

Capítulo 15
SINTOMAS DE TECHNOSTRESS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E COMO SE SENTEM SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS
Aléxia Rino; Luiz Antonio Lourencetti

CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !