Estudos em Educação: Inclusão, Docência e Tecnologias - Volume 6

Uniesmero




ISBN: 978-65-84599-28-4

DOI: 10.5281/zenodo.6338570

Descrição: O título da obra “Estudos em Educação: Inclusão, Docência e Tecnologias - Volume 6” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Amanda Martinhão Barbosa; Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira; Ana Beatriz de Oliveira; Ana Luiza Barbosa Anversa; Anelise Grünfeld de Luca; Antônio José da Silva Filho; Arlete Marinho Gonçalves; Augusto Oliveira Matos; Claudinário Rocha da Cruz; Daniele Pinheiro Volante; Edimara Zanatta Ribeiro; Etienne Henrique Brasão Martins; Graziela Sapienza; Héres Faria Ferreira Becker Paiva; Iara Fontes Nascimento; Ilvanir da Hora Santos; Leila Saraiva Mota; Letícia Nunes Carvalho; Leticia Venancio Peres; Lidia Noronha Pereira; Luana Stefani Ramos; Luana Ugalde da Costa; Luís Júnior Costa Saraiva; Marcos Antonio Motta; Maria Clara Sampaio Rodrigues; Maria Olívia Silva Ferreira; Mariana Pelozi Rodriguês; Matheus Novak Corrêa; Natalia Pereira; Natalina Francisca Mezzari Lopes; Poliana Hreczynski Ribeiro; Sandra Aparecida dos Santos; Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro; Swelen Freitas Gabarron Peralta; Taíza Fernanda Ramalhais; Thais Bon Aleixo; Thuana Marques Dinh The; Vânia de Fátima Matias de Souza; Vinicius Rufino Leal.

Capítulos
Capítulo 1
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM EM PROJETOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sandra Aparecida dos Santos; Anelise Grünfeld de Luca

Capítulo 2
A REDE EPCT NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
Daniele Pinheiro Volante; Luana Ugalde da Costa

Capítulo 3
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO DE MINAS GERAIS
Ana Beatriz de Oliveira; Letícia Nunes Carvalho; Maria Olívia Silva Ferreira; Lidia Noronha Pereira

Capítulo 4
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA: A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A REALIDADE ESCOLAR
Héres Faria Ferreira Becker Paiva; Ana Luiza Barbosa Anversa; Vânia de Fátima Matias de Souza; Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira

Capítulo 5
O RIZOMA CURRICULAR E A BNCC NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA: SERÁ ESSE UM COMPROMISSO REAL COM O DIREITO AO CONHECIMENTO?
Swelen Freitas Gabarron Peralta

Capítulo 6
PRÁXIS COMO CATEGORIA FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: COMPREENSÕES A PARTIR DE ESTUDO DA OBRA DE VÁZQUEZ
Thais Bon Aleixo; Etienne Henrique Brasão Martins; Poliana Hreczynski Ribeiro; Maria Clara Sampaio Rodrigues; Natalina Francisca Mezzari Lopes

Capítulo 7
O USO DA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM COMO SUPORTE AO ENSINO EAD E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
Antônio José da Silva Filho; Claudinário Rocha da Cruz

Capítulo 8
ESTUDANTES SURDOS DE CENTROS URBANOS: O USO DE SIGNOS EMERGENTES E AS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Leila Saraiva Mota; Luís Júnior Costa Saraiva; Arlete Marinho Gonçalves

Capítulo 9
CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL A PARTIR DA PROPOSTA DE MARIA MONTESSORI NO BRASIL
Taíza Fernanda Ramalhais; Vinicius Rufino Leal; Thuana Marques Dinh The; Leticia Venancio Peres; Edimara Zanatta Ribeiro; Natalia Pereira; Mariana Pelozi Rodriguês; Amanda Martinhão Barbosa; Luana Stefani Ramos

Capítulo 10
TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LÍNGUAS DE SINAIS OU PROFESSOR?: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO INTÉRPRETE
EM SALA DE AULA
Iara Fontes Nascimento; Ilvanir da Hora Santos; Augusto Oliveira Matos

Capítulo 11
DE ESCOLA ARTESANAL A GINÁSIO INDUSTRIAL – AS ALTERAÇÕES NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR APRÍGIO GONZAGA (1958 A 1970)
Marcos Antonio Motta

Capítulo 12
UNIVERSITÁRIOS E A PROCRASTINAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS
Matheus Novak Corrêa; Graziela Sapienza

Capítulo 13
RESGATE DAS BRINCADEIRAS INFANTIS
Taíza Fernanda Ramalhais; Vinicius Rufino Leal; Thuana Marques Dinh The; Leticia Venancio Peres; Edimara Zanatta Ribeiro; Natalia Pereira; Mariana Pelozi Rodriguês; Amanda Martinhão Barbosa

CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !