Estudos em Educação: Inclusão, Docência e Tecnologias - Volume 5

Uniesmero




ISBN: 978-65-84599-27-7

DOI: 10.5281/zenodo.6338562

Descrição: O título da obra “Estudos em Educação: Inclusão, Docência e Tecnologias - Volume 5” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Ângela Rita Christofolo de Mello; Breno Filipe Rodrigues Lustosa; Cristienne Gonçalves Pereira Valin; Déris Warmuth; Edna Lopes Hardoim; Elenice da Silva Moraes; Eunice Maria da Silva; Gleyssielle Lira Prochazka; Iana Marassi dos Santos; José Carlos Winkler; Lidia Noronha Pereira; Maria Olívia Silva Ferreira; Maria Rosangela Portella de Castro; Mary Ane de Souza; Nilton S. Formiga; Odair Alves Vieira; Olga Mara Bueno; Pâmella dos Santos Sayão; Rita de Cássia da Silva Oliveira; Rosangela Maria Boeno; Silvana Azevedo Bastos; Vanessa Bernardi; Wilvania Carvalho de Souza Paiva.

Capítulos
Capítulo 1
PROFESSORES NO YOUTUBE: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E PRODUÇÃO DO SABER DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Breno Filipe Rodrigues Lustosa

Capítulo 2
O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UMA PROPOSTA DE PESQUISA
Odair Alves Vieira; Ângela Rita Christofolo de Mello

Capítulo 3
A GESTÃO DA SALA DE AULA NOS SABERES DA DOCÊNCIA
Wilvania Carvalho de Souza Paiva; Eunice Maria da Silva

Capítulo 4
O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORES E A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Vanessa Bernardi; Olga Mara Bueno; José Carlos Winkler; Rita de Cássia da Silva Oliveira

Capítulo 5
FAZENDO O MELHOR DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS NO TRABALHO! O CAPITAL PSICOLÓGICO POSITIVO EM PROFESSORES DA FORMAÇÃO EDUCACIONAL FUNDAMENTAL EM CONTEXTOS ESCOLARES DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
Cristienne Gonçalves Pereira Valin; Nilton S. Formiga; Gleyssielle Lira Prochazka

Capítulo 6
INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE CURRICULAR DO CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, UNIDADE CAMPANHA
Lidia Noronha Pereira

Capítulo 7
POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM LÓCUS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PERÍODO DE PANDEMIA E ATENDIMENTO REMOTO: INSTRUMENTOS DIGITAIS NO ATO PEDAGÓGICO
Mary Ane de Souza; Pâmella dos Santos Sayão

Capítulo 8
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS INTERFERÊNCIAS DOS TEMAS TRANSVERSAIS DOS PCNs E DOS CONTEXTOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Silvana Azevedo Bastos

Capítulo 9
O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NO ENSINO COMUM
Elenice da Silva Moraes; Maria Rosangela Portella de Castro; Rosangela Maria Boeno

Capítulo 10
O STEAM EM INTERFACE COM O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO e ABP: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE PARA ESTUDANTES DA GERAÇÃO Z
Iana Marassi dos Santos; Edna Lopes Hardoim

Capítulo 11
RELEVÂNCIA ENTRE EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Déris Warmuth

Capítulo 12
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E PRÁTICA DOCENTE: ESTREITANDO DIÁLOGOS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ
Lidia Noronha Pereira; Maria Olívia Silva Ferreira

CURRÍCULOS DOS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !