Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem - Volume 5

Uniesmero




ISBN: 978-65-5492-134-3

DOI: 10.5281/zenodo.15576709

Descrição: Vivemos em uma era marcada por mudanças aceleradas e transformações profundas em todas as esferas da sociedade. A revolução digital, os avanços tecnológicos e a globalização remodelaram a maneira como nos relacionamos com o conhecimento, tornando a aprendizagem um processo dinâmico, contínuo e ilimitado. Diante desse cenário, a educação tradicional, rigidamente estruturada e vinculada a modelos fixos, encontra-se desafiada a se reinventar, incorporando novas abordagens que atendam às exigências de um mundo em constante evolução.
Foi com essa inquietação que nasceu Educação Infinita: Ensino e Aprendizagem. Este livro propõe uma reflexão profunda sobre a necessidade de enxergarmos o ensino e a aprendizagem como processos que transcendem os limites institucionais e cronológicos impostos historicamente à educação formal. A ideia central que orienta esta obra é a de que aprender e ensinar são experiências contínuas, presentes em todas as etapas da vida, e que devem ser conduzidas com flexibilidade, criatividade e autonomia.
Ao longo destas páginas, o leitor encontrará uma análise criteriosa sobre o papel da educação no desenvolvimento individual e coletivo, além da exposição de métodos inovadores que podem transformar a experiência do aprendizado. Serão exploradas as potencialidades da tecnologia no ensino, as novas abordagens pedagógicas que incentivam o pensamento crítico e a importância de construir um sistema educacional que valorize a individualidade do aluno, estimulando-o a se tornar protagonista do próprio conhecimento.
A proposta desta obra não é apenas teórica, mas também prática. A intenção é fornecer ferramentas e estratégias para que educadores, estudantes e demais interessados possam aplicar, em diferentes contextos, conceitos que favoreçam uma educação mais aberta, colaborativa e significativa. A ideia de uma "educação infinita" nos convida a repensar o ensino como um processo dinâmico e adaptável, que não se restringe a uma fase específica da vida, mas que se estende ao longo de toda a existência.
Este livro é, portanto, um convite à reflexão e à ação. É um chamado para que nos tornemos aprendizes perpétuos, dispostos a questionar, descobrir e reinventar. Que esta leitura inspire educadores e aprendizes a enxergarem o conhecimento como um horizonte sem limites, onde cada descoberta leva a novas possibilidades e cada aprendizado impulsiona a evolução individual e coletiva.
Seja bem-vindo a essa jornada de descobertas. Que a educação infinita seja um princípio norteador em sua trajetória.
Boa leitura!

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Auzuir Ripardo de Alexandria; Carla Silvino de Oliveira; Cristina Mendes de Araújo; Fabiana Soares Fernandes Leal; Fernanda Ferreira de Sousa; Hemetério Segundo Pereira Araújo; Jefferson Ricardo Balbino de Mendonça; Jörn Seemann; Kassia Becker de Oliveira; Leandro Damasceno Kreutzfeld; Lourany da Silva Borges; Lúcia Miranda Gouvêa; Luiz Felipe Rodrigues dos Santos; Manuela Engelmann dos Santos; Marcilene de Souza Silva; Maria Cristina Cavalcanti Araújo; Maria José Sanabria Correa; Marlene Schüssler D´Aroz; Mirella Thaís Araújo Santos; Mylena Magalhães Oliveira; Patrícia Campêlo do Amaral Façanha; Patrícia Cristina de Aragão; Patrícia da Silva Souza; Raquel Rinco Dutra Pereira; Ricardo Fajardo; Ruthmary Fernanda de Souza Fernandes; Sandrelena da Silva Monteiro; Sinei Barbosa Tenório; Solonildo Almeida da Silva; Tatiane Schneider Neukamp; Waldir Ferreira de Abreu.

Capítulos
Capítulo 1
ESCOLHAS PROFISSIONAIS EM ESTUDANTES DE LETRAS SUL AMAZONENSES: A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA
Mylena Magalhães Oliveira; Marlene Schüssler D´Aroz; Fabiana Soares Fernandes Leal

Capítulo 2
O OPRIMIDO E SUA LIBERTAÇÃO: REFLEXÕES PERMANENTEMENTE NECESSÁRIAS
Hemetério Segundo Pereira Araújo; Patrícia Campêlo do Amaral Façanha; Jörn Seemann; Auzuir Ripardo de Alexandria; Solonildo Almeida da Silva

Capítulo 3
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPECTATIVAS E REALIDADES
Leandro Damasceno Kreutzfeld; Ruthmary Fernanda de Souza Fernandes; Kassia Becker de Oliveira; Raquel Rinco Dutra Pereira; Lúcia Miranda Gouvêa; Sandrelena da Silva Monteiro

Capítulo 4
A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA META 9 DO PNE (2014-2024)
Fernanda Ferreira de Sousa; Sinei Barbosa Tenório

Capítulo 5
A HISTÓRIA INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Lourany da Silva Borges; Carla Silvino de Oliveira

Capítulo 6
PEDAGOGIA ECO-ANCESTRAL EM PRÁTICAS DECOLONIAIS: ESCRITURAS LITERÁRIAS DE MULHERES NEGRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Patrícia da Silva Souza; Patrícia Cristina de Aragão

Capítulo 7
CAMINHOS “OUTROS” PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL ANTIRRACISTA NA AMAZÔNIA
Luiz Felipe Rodrigues dos Santos; Waldir Ferreira de Abreu

Capítulo 8
MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Maria José Sanabria Correa

Capítulo 9
INCLUSÃO E AUTISMO: DIÁLOGOS DE PROFESSORES EM SEU FAZER PEDAGÓGICO DIÁRIO
Jefferson Ricardo Balbino de Mendonça; Maria Cristina Cavalcanti Araújo

Capítulo 10
OFICINA DE MATEMÁGICAS: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria José Sanabria Correa; Manuela Engelmann dos Santos; Ricardo Fajardo

Capítulo 11
JOGOS INTERATIVOS E FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Cristina Mendes de Araújo; Marcilene de Souza Silva

Capítulo 12
A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: PERFIL DE ESTUDANTES BOLSISTAS DO PAEVS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ (IFPI) – CAMPUS PIRIPIRI
Mirella Thaís Araújo Santos

Capítulo 13
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO DOCENTE
Tatiane Schneider Neukamp

AUTORES



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !