Educação do Século XXI: Revolucionando a Sala de Aula - Volume 1

Uniesmero




ISBN: 978-65-5492-087-2

DOI: 10.5281/zenodo.13840981

Descrição: A Educação, ao longo dos séculos, tem se mostrado um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades e para o progresso da humanidade. Cada era apresentou desafios próprios e demandas específicas, exigindo constantes adaptações dos métodos pedagógicos e dos paradigmas que norteiam o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, poucos períodos na história puderam testemunhar transformações tão profundas e aceleradas quanto aquelas que marcam o início do século XXI.
O advento da tecnologia digital, a globalização das informações e a crescente complexidade das relações humanas impuseram à educação contemporânea uma necessidade urgente de revisão e reinvenção. Não se trata apenas de incorporar novas ferramentas tecnológicas ou de introduzir metodologias inovadoras, mas de repensar, de forma crítica e reflexiva, o próprio papel da educação em um mundo em constante mutação.
É nesse contexto desafiador que surge Educação do Século XXI: Revolucionando a Sala de Aula. A obra propõe um mergulho profundo nas novas práticas pedagógicas, oferecendo uma análise criteriosa e fundamentada das tendências que emergem nas instituições de ensino ao redor do mundo. Mais do que apresentar soluções prontas, este livro convida seus leitores a refletirem sobre as múltiplas possibilidades que se abrem para a formação de indivíduos preparados para os desafios de um futuro incerto e imprevisível.
Os autores, comprometidos com a excelência acadêmica e com a evolução da prática docente, trazem à tona discussões que vão desde a adoção de novas tecnologias educacionais até a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para a formação integral do ser humano. Em cada página, há o convite para uma reflexão crítica sobre o que significa educar no século XXI e como a sala de aula pode se tornar um espaço de transformação, inovação e cidadania.
Assim, este livro é um recurso valioso não apenas para educadores e gestores educacionais, mas também para todos aqueles que, de alguma forma, compreendem a educação como um caminho indispensável para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário. Que as reflexões aqui apresentadas inspirem novas práticas, novos olhares e, sobretudo, uma renovada esperança no poder transformador da educação.
Boa leitura!

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Adriana Maria Loureiro; Alcir Nascimento da Costa; Antônia Conceição Ferreira da Costa; Arlindo Alves de Aguiar Júnior; Arnold Vinicius Prado Souza; Cheila Graciela Gobbo Bombana; Diogo Schröpfer; Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros; Germano Alves Cavalcante; Jakeline Vieira da Silva; João Batista Farias Junior; José Antonio Ferreira da Silva; José Jefferson da Silva; Lucian José de Souza Costa e Costa; Madileide de Oliveira Duarte; Marcio Akio Ohira; Maria Aline Reis Silva; Maria Gerlane Cavalcante; Miguel Rodrigues Leite; Patrícia Loriane Falk; Poliana Coelho dos Santos; Rafael da Silva Paiva; Raimunda Onofre da Silva; Rayane Caroline Pinto Pinto; Ricardo Tadeu Barbosa; Willamis Aprígio de Araújo.

Capítulos
Capítulo 1
ENSINO DE PORCENTAGEM ATRAVÉS DE JOGOS E MATERIAIS RECICLÁVEIS: UMA ABORDAGEM LÚDICA E SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Diogo Schröpfer; Patrícia Loriane Falk

Capítulo 2
APRIMORAMENTO DO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES ATRAVÉS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL TABELIÃO JÚLIO MARIA
José Jefferson da Silva; Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros; Raimunda Onofre da Silva

Capítulo 3
DA TEORIA A PRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marcio Akio Ohira; Arnold Vinicius Prado Souza

Capítulo 4
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: UMA REVISÃO DA LITERATURA ENTRE 2018 A 2022 EM PERIÓDICOS E ANAIS DA ABEM E ANPPOM
Lucian José de Souza Costa e Costa; Arlindo Alves de Aguiar Júnior; Alcir Nascimento da Costa

Capítulo 5
A RESPONSABILIDADE POLÍTICA: UMA LEITURA JONASIANA
Germano Alves Cavalcante; João Batista Farias Junior; Maria Gerlane Cavalcante; Miguel Rodrigues Leite; Poliana Coelho dos Santos; Maria Aline Reis Silva

Capítulo 6
APRENDIZADO NA INFÂNCIA: HIPÓTESES, COGNIÇÃO, INTERAÇÃO E TECNOLOGIAS
Jakeline Vieira da Silva; Madileide de Oliveira Duarte

Capítulo 7
PROJETO SHARK TANK: IMPULSIONANDO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO POR MEIO DA PROTOTIPAÇÃO DE APLICATIVOS
Cheila Graciela Gobbo Bombana

Capítulo 8
A UTILIZAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA: O USO DA TÉCNICA DE LÁPIS DE COR
Rafael da Silva Paiva; Rayane Caroline Pinto Pinto; Antônia Conceição Ferreira da Costa

Capítulo 9
MARTIN BUBER E AS RELAÇÕES DIALÓGICAS: DIÁLOGO E ENCONTRO TRANSFORMANDO A AULA DE FILOSOFIA A PARTIR DAS NOVAS TECNOLOGIAS
José Antonio Ferreira da Silva; Willamis Aprígio de Araújo

Capítulo 10
O ESTADO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTORNOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO DE COVID-19
Adriana Maria Loureiro; Ricardo Tadeu Barbosa

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !