Educação Democrática: A Arte de Ensinar e Aprender - Volume 7

Uniesmero




ISBN: 978-65-5492-077-3

DOI: 10.5281/zenodo.13207280

Descrição: Este livro, meticulosamente elaborado por mentes dedicadas e comprometidas com a nobre missão de aprimorar o cenário educacional, emerge como uma contribuição significativa para o diálogo contemporâneo sobre os fundamentos da pedagogia e sua interseção com os princípios democráticos.
A docência, pedra angular do edifício educacional, é explorada de maneira aprofundada e ponderada ao longo destas páginas. Os autores, munidos de perspicácia e experiência, desvelam as complexidades inerentes ao ato de ensinar, lançando luz sobre a importância transcendental desse papel na formação do indivíduo e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A obra não se restringe a uma mera análise teórica; pelo contrário, transcende para um plano prático, oferecendo insights valiosos sobre estratégias pedagógicas que promovem não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento integral do aprendiz. A abordagem holística adotada nesta obra ressoa com a necessidade premente de cultivar não apenas mentes aguçadas, mas também cidadãos éticos e participativos.
Ao destacar a importância da educação democrática, os autores enfatizam a necessidade de um ambiente educacional que nutra a diversidade de pensamento, promovendo a inclusão e o respeito pelas múltiplas vozes que compõem o tecido social. A democracia, entendida não apenas como um sistema político, mas como um ethos que permeia o processo educacional, revela-se como um catalisador para a formação de indivíduos críticos, conscientes e comprometidos com a construção de um futuro coletivo mais promissor.
Neste contexto, "Educação Democrática: A Arte de Ensinar e Aprender" emerge como um farol, iluminando caminhos inexplorados e desafiando paradigmas obsoletos. Este é um convite à reflexão e à ação, um chamado para educadores, estudantes e todos os interessados na forja de um horizonte educacional que transcenda as limitações do convencionalismo e abrace a vitalidade da diversidade e da participação ativa.
Que esta obra sirva como guia inspirador para todos aqueles que almejam contribuir para uma sociedade onde o conhecimento seja um farol a iluminar o caminho, a democracia um princípio a ser cultivado, e a educação a ponte que conecta os indivíduos a um futuro coletivo de promissora realização.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Adiel de Souza Ribeiro; Angela Elias de Brito; Angélica da Costa; Camila Gabryella Souza da Silva; Cesar Ferreira; Crislen Campelo Aquino; Cristina Yukie Miyaki; Daniel Matias Santos; Deusdete Rodrigues Simões; Elaine Aparecida Saraiva Batista; Estefane Ferreira Moraes; Fabiana Lopes de Souza; Filipe Wiltgen; Francisca Camila Bevenuto; Gustavo Moraes da Silva; Hélio José Gonçalves; Jéssica Beatriz Alves Camargo; José Elias do Nascimento; Josineide Gomes; Kauany Victória Silva Souza; Kellen Luciane Seiffert Storack; Lidiane Gomes dos Santos Felisberto; Lisandra Roberta Mendonça dos Santos; Luanna Bezerra de Freitas; Luciana Araujo da Silva; Luísa Lélis; Marianna Bassa; Marineide Elias Alexandre; Mayara Pereira Jorge; Melissa de Paiva Branco; Murilo Alves Ferraz; Nilma Soares de Oliveira Cajueiro; Pedro Afonso Florentim Alves; Rosa Maria Aparecida Simões; Rosilda Silveira Monteiro; Ruan Carlos Sansone; Salomão Nascimento Pantoja; Taís Oliveira.

Capítulos
Capítulo 1
NÚCLEO DE ATENÇÃO AO ESTUDANTE: ARRANJOS POSSÍVEIS PARA PERMANÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZADO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Angélica da Costa; Ruan Carlos Sansone

Capítulo 2
A MÚSICA COMO FUNÇÃO DE APOIO/RECURSO NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL PARA PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL
Murilo Alves Ferraz

Capítulo 3
CONSTRUCIONISMO O “APRENDER A APRENDER FAZENDO” A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO PRÁTICO EM LABORATÓRIO
Filipe Wiltgen

Capítulo 4
A OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA E A MELHORIA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: A CRIAÇÃO COLABORATIVA DE UM JOGO
Lidiane Gomes dos Santos Felisberto; Hélio José Gonçalves

Capítulo 5
SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: ATRIBUIÇÕES, COMPETÊNCIAS E PERFIL PEDAGÓGICO
José Elias do Nascimento; Camila Gabryella Souza da Silva; Luanna Bezerra de Freitas; Francisca Camila Bevenuto

Capítulo 6
MULHERES E ARTE CONTEMPORÂNEA: CONTRIBUIÇÕES PARA UM PENSAMENTO INTERSECCIONAL
Fabiana Lopes de Souza

Capítulo 7
A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Elaine Aparecida Saraiva Batista; Deusdete Rodrigues Simões; Nilma Soares de Oliveira Cajueiro; Josineide Gomes; Marineide Elias Alexandre

Capítulo 8
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NO PROCESSO EDUCACIONAL
Angela Elias de Brito; Pedro Afonso Florentim Alves; Kellen Luciane Seiffert Storack; Josineide Gomes; Marineide Elias Alexandre

Capítulo 9
A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL SEGUNDO VYGOTSKY
Josineide Gomes; Rosa Maria Aparecida Simões; Mayara Pereira Jorge; Rosilda Silveira Monteiro

Capítulo 10
DEBATES CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO: Revisão Sistemática de Literatura
Melissa de Paiva Branco; Luísa Lélis; Cesar Ferreira

Capítulo 11
EDUCAÇÃO ESPECIAL: METODOLOGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Estefane Ferreira Moraes; Luciana Araujo da Silva; Daniel Matias Santos; Kauany Victória Silva Souza; Salomão Nascimento Pantoja; Crislen Campelo Aquino; Taís Oliveira; Gustavo Moraes da Silva; Lisandra Roberta Mendonça dos Santos; Adiel de Souza Ribeiro

Capítulo 12
CRIANDO PERSONAGENS E NARRATIVAS: O GÊNERO DIÁRIO FICCIONAL E O ENSINO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS
Jéssica Beatriz Alves Camargo; Marianna Bassa; Cristina Yukie Miyaki

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !