Educação Democrática: A Arte de Ensinar e Aprender - Volume 4

Uniesmero




ISBN: 978-65-5492-064-3

DOI: 10.5281/zenodo.10951529

Descrição: Este livro, meticulosamente elaborado por mentes dedicadas e comprometidas com a nobre missão de aprimorar o cenário educacional, emerge como uma contribuição significativa para o diálogo contemporâneo sobre os fundamentos da pedagogia e sua interseção com os princípios democráticos.
A docência, pedra angular do edifício educacional, é explorada de maneira aprofundada e ponderada ao longo destas páginas. Os autores, munidos de perspicácia e experiência, desvelam as complexidades inerentes ao ato de ensinar, lançando luz sobre a importância transcendental desse papel na formação do indivíduo e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A obra não se restringe a uma mera análise teórica; pelo contrário, transcende para um plano prático, oferecendo insights valiosos sobre estratégias pedagógicas que promovem não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento integral do aprendiz. A abordagem holística adotada nesta obra ressoa com a necessidade premente de cultivar não apenas mentes aguçadas, mas também cidadãos éticos e participativos.
Ao destacar a importância da educação democrática, os autores enfatizam a necessidade de um ambiente educacional que nutra a diversidade de pensamento, promovendo a inclusão e o respeito pelas múltiplas vozes que compõem o tecido social. A democracia, entendida não apenas como um sistema político, mas como um ethos que permeia o processo educacional, revela-se como um catalisador para a formação de indivíduos críticos, conscientes e comprometidos com a construção de um futuro coletivo mais promissor.
Neste contexto, "Educação Democrática: A Arte de Ensinar e Aprender" emerge como um farol, iluminando caminhos inexplorados e desafiando paradigmas obsoletos. Este é um convite à reflexão e à ação, um chamado para educadores, estudantes e todos os interessados na forja de um horizonte educacional que transcenda as limitações do convencionalismo e abrace a vitalidade da diversidade e da participação ativa.
Que esta obra sirva como guia inspirador para todos aqueles que almejam contribuir para uma sociedade onde o conhecimento seja um farol a iluminar o caminho, a democracia um princípio a ser cultivado, e a educação a ponte que conecta os indivíduos a um futuro coletivo de promissora realização.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Aline de Freitas Miranda; Aline Pelissari Kravos; Ana Paula Ruth Lima; Anelize Termann Schlösser; Arnold Vinicius Prado Souza; Christiane Gonçalves dos Reis; Claudiane Ribeiro; Daniel Matias Santos; Eli da Costa Melo; Emiliane Eli Huber; Fernanda Janiele Dias Ferreira; Izaias Gonçalves Lima; Jairo José Tonet; Johanna Ortíz Zúniga; José Ribamar carvalho de Sousa; Kairon Ruanndy Rodrigues de Brito; Kauany Victória Silva Souza; Marilane Maria Wolff Paim; Marjorie Bier Krinski Corrêa; Nelci Aparecida Ruth; Otto Henrique Martins da Silva; Pamela Rafaela Martins; Pedro Henrique Almeida Bezerra; Rafaéla Pavéglio Gomes; Rayka Hinschinck de Paula; Rosiomar Lobato Pinheiro Rodrigues; Sirley Terezinha Filipak; Stela Maria Meneghel; Taís Oliveira.

Capítulos
Capítulo 1
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Johanna Ortíz Zúniga; Rayka Hinschinck de Paula; Sirley Terezinha Filipak

Capítulo 2
A COLÔNIA DONA LUIZA: SUA ESCOLA E SUA COMUNIDADE
Nelci Aparecida Ruth; Ana Paula Ruth Lima; Arnold Vinicius Prado Souza

Capítulo 3
A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA ESTATISTICA NAS SERIES DO FUNDAMENTAL MAIOR
Kairon Ruanndy Rodrigues de Brito; Fernanda Janiele Dias Ferreira; Daniel Matias Santos; José Ribamar carvalho de Sousa; Kauany Victória Silva Souza; Taís Oliveira; Eli da Costa Melo; Izaias Gonçalves Lima; Aline de Freitas Miranda; Rosiomar Lobato Pinheiro Rodrigues

Capítulo 4
EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIREITOS HUMANOS: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS
Rafaéla Pavéglio Gomes; Marjorie Bier Krinski Corrêa

Capítulo 5
A EDUCAÇÃO E O ETHOS DOMINANTE: ENTRE REPERTÓRIOS DE REPRODUÇÃO E SUBVERSÃO
Pedro Henrique Almeida Bezerra

Capítulo 6
ALFABETIZAÇÃO, LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE ESTADO DE CONHECIMENTO
Aline Pelissari Kravos; Marilane Maria Wolff Paim; Claudiane Ribeiro

Capítulo 7
A IMPORTÂNCIA DE SE TER O AUTOCONHECIMENTO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Johanna Ortíz Zúniga; Rayka Hinschinck de Paula

Capítulo 8
A INTEGRAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS INOVADORAS NO CURRÍCULO ESCOLAR
Marjorie Bier Krinski Corrêa; Rafaéla Pavéglio Gomes

Capítulo 9
AS DIVERSAS FACES DA VIOLÊNCIA NO ROMANCE ESSA DAMA BATE BUÉ!, DE YARA NAKAHANDA MONTEIRO
Christiane Gonçalves dos Reis

Capítulo 10
DESAFIOS PARA A FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
Pamela Rafaela Martins; Otto Henrique Martins da Silva

Capítulo 11
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO EM MOVIMENTO: O RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Jairo José Tonet; Emiliane Eli Huber; Anelize Termann Schlösser; Stela Maria Meneghel

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !