Metodologias de Ensino de Francês: Debates, Reflexões e Desafios do Século XXI

Uniesmero




ISBN: 978-65-84599-16-1

DOI: 10.5281/zenodo.5963859

Descrição: A língua francesa tem apresentado crescimento em diversas áreas de atuação humana, desde o setor da Educação até o de Negócios. No Brasil, o francês é um idioma associado à Cultura e às Artes. Todavia, essa visão restrita tem se ampliado, pois o espaço francófono tem aumentado, principalmente, nos últimos anos, com o avanço da globalização e das redes sociais digitais. Os investimentos diretos de estrangeiros, sobretudo de franceses ou de países francófonos, têm feito empresas e outras organizações incentivarem seus colaboradores na aprendizagem da língua. 
As metodologias de ensino de língua francesa, consequentemente, potencializaram-se, seja com o apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), seja pelo desenvolvimento recente das Teorias da Aquisição de Língua Estrangeira (LE), que, desde o final do século XX, tem sistematizado esse campo de investigação.  Um fator que estimula o processo de ensino e aprendizagem de LE, no Brasil, em relação à língua francesa, é similaridades entre as duas línguas, o português e o francês, já que são línguas neolatinas, isto é, derivadas do latim. 
Compreendendo esse cenário positivo, esta obra abarca os conhecimentos básicos e necessários para que leigos e estudiosos da área de Ensino de LE apreendam as teorias, as práticas e os desafios contemporâneos de ensinar Francês como Língua Estrangeira (FLE). Para abarcar as finalidades específicas de cada um desses tópicos centrais, este livro foi dividido em três partes, a saber:
Parte 1: Aspectos teóricos do ensino de Língua Estrangeira;
Parte 2: Didática do Ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE);
Parte 3: Desafios da Educação do século XXI.

Organizadores: Marcos Rogério Martins Costa e Ana Luiza Dallapicula

Autores: Ana Luiza Dallapicula; Helena Célia de Souza Sacerdote; Ingrid Guimarães Gonçalves; Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani;  Marcos Rogério Martins Costa.

Capítulos

INTRODUÇÃO

PARTE 1: ASPECTOS TEÓRICOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

1 TEORIAS DA LINGUAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NA DIDÁTICA E NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA

2 ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E SUAS METODOLOGIAS

PARTE 2:   DIDÁTICA DO ENSINO DE FRANCÊS — LÍNGUA ESTRANGEIRA

3 A COMPETÊNCIA LEITORA NO ENSINO DE FLE
4 PRÁTICAS DE ENSINO DA ORALIDADE DO FRANCÊS

PARTE 3: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

5  USOS DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
6 FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO PROFESSSOR DE FLE: DESAFIOS DO CONTEMPORÂNEO

NÃO É O FIM

SOBRE OS AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !